Marketing de Conteúdo Como criar uma Estratégia em Sete Etapas Fáceis

Uma das perguntas mais frequentes no assunto é como criar uma estratégia e um plano de marketing de conteúdo. Algumas pessoas assumem que estamos segurando truques especiais ou o sempre secreto e exagerado “molho secreto de marketing de conteúdo”.

A verdade é que não há segredos para criar uma estratégia de marketing de conteúdo. Em vez disso, simplesmente usamos nossa estrutura comprovada de 7 etapas como guia, além de acrescentar bastante tempo e esforço significativos (geralmente cerca de 60 dias ou mais para nós).

Essas sete etapas principais fornecem a estrutura por excelência para o sucesso a longo prazo. Nós os descrevemos aqui para que você possa levar sua própria estratégia de marketing de conteúdo e planejar o próximo nível.

Estratégia de Marketing de Conteúdo em 7 Passos

Marketing de Conteúdo Como criar uma Estratégia em Sete Etapas Fáceis

Para ajudar você a começar a nivelar seus esforços na produção de conteúdo digital, veja uma visão geral de cada uma das sete etapas para criar sua estratégia de marketing de conteúdo:

1-Documente seus objetivos

Pode ser tão fácil se envolver com o quê , como e onde do marketing de conteúdo que frequentemente pulamos a peça fundamental mais importante: o porquê.

Então, por que você está fazendo marketing de conteúdo? É para criar leads? Construir relacionamentos? Melhorar as experiências de seus clientes?

Independentemente de quais são seus objetivos de marketing de conteúdo, verifique se eles são sustentáveis ​​a longo prazo e se conectam aos objetivos, missão e visão gerais da sua organização. Para manter sua estratégia focada e clara, atenha de três a cinco metas de negócios no máximo e documente-as.

Clique aqui e aprenda a montar seu próprio negocio do zero

2-Determine sua “Meta”

Há uma enorme quantidade de conteúdo, e cada vez mais é publicado todos os dias. Então, o que você criará em seu programa de marketing de conteúdo para diferenciar sua organização? Em outras palavras, qual é o coração e a alma do seu programa de conteúdo? É para:

  • Ser desproporcionalmente útil?
  • Criar audiencia ?
  • Motivar e inspirar?
  • Educar e divertir?

A única resposta apropriada para todas as opções acima é SIM! Caso contrário, você corre o risco de fornecer mais do mesmo e contribuir para esse enorme e crescente excesso de conteúdo.

Indo um passo adiante, Jenny Magic, uma especialista em marketing, tem uma dica fantástica para checar sua “meta”. Primeiro, ela recomenda anotar todas as mensagens de marca que sua empresa usa. Em seguida, pegue seus três principais concorrentes e cruze também as mensagens da lista que eles estão usando. O que resta é um conjunto completamente exclusivo de mensagens da marca, que pode ajudar a esclarecer sua “meta”.

Marketing de Conteúdo Como criar uma Estratégia em Sete Etapas Fáceis

3-Avalie seu marketing de conteúdo

Se você deseja rastrear o conteúdo, faça algo rastreável e descubra como vai provar que o conteúdo funciona antes de fazer o conteúdo. Aviso: cuidado com o uso de métricas de vaidade que realmente não dizem muito de nada.

Em vez disso, para entender se o seu conteúdo está realmente fazendo o que se destina, precisamos olhar para a ação, não apenas os olhos. É aí que entram as quatro categorias de métricas de marketing de conteúdo :

  • Métricas de consumo: este é um dos melhores e mais fáceis lugares para começar. Basicamente, o que o público fez com o conteúdo? Pense em ações: visualizações, downloads, escutas, visitas etc.
  • Compartilhamento de métricas: qual a ressonância desse conteúdo e com que frequência ele é compartilhado com outras pessoas?
  • Métricas de geração de leads : o objetivo final da maioria das organizações; Quantos leads vieram de um conteúdo?
  • Métricas de vendas : ganhamos dinheiro com esse conteúdo?

Clique aqui e aprenda a montar seu próprio negocio do zero

4-Identifique seus 5 principais públicos

A relevância cria magicamente tempo e atenção. Para ser relevante, precisamos entender com quem estamos conversando e segmentando, e há várias versões do que isso se parece:

  • Público – alvo : coleções de alto nível de indivíduos com motivação semelhante e com algum interesse ou agenda em comum. Pense: repita compradores de produtos.
  • Segmento : seções transversais de uma audiência ou lista na qual indivíduos (ou empresas) compartilham um ou mais traços comuns ou podem ser agrupados por um traço comum. Pense: pais que trabalham em casa.
  • Persona: uma caracterização informada por dados, detalhada e ainda fictícia, dos objetivos e comportamento de um grupo de usuários em hipótese. Pense: Charles encarregado ou Hank de sorte e sorte.

Seja qual for a definição de público que você usa ou procura orientar seus esforços de marketing de conteúdo, concentre-se apenas nos cinco principais públicos-alvo e analise os dados psicográficos deles, não apenas demográficos. Além disso, considere substituir as fotos das ações por ícones ou símbolos para evitar que o público se pareça fisicamente ou estereotipar por idade, raça ou sexo.

produção de conteúdo digital
marketing de conteudo rock content
produção de conteúdo para redes sociais

5-Necessidades do público-alvo da pesquisa

Independentemente da abordagem usada para classificar e identificar seus clientes na etapa 4, conheça-os com a metodologia 5x5x5 .

O 5x5x5 leva os cinco principais públicos, analisa as cinco principais perguntas em cada um dos cinco estágios principais do funil de marketing para entender melhor seus desejos, necessidades e expectativas, para que você possa criar conteúdo que atenda a tudo.

Se você estiver fazendo as contas, notará que esse método produz 125 perguntas para as quais criar conteúdo. Mas não se preocupe, uma vez que você destila as 125 perguntas para perguntas únicas e remove duplicatas ou correspondências, geralmente você tem apenas de 50 a 60 perguntas exclusivas.

E é provável que você já tenha um conteúdo que responda a algumas de suas perguntas, então comece a procurar primeiro as lacunas óbvias de conteúdo.

Depois de ter essa lista, você conhecerá seu público-alvo muito melhor, além de onde seu conteúdo está ajudando-o.

6-Crie mais conteúdo com menos

Quando se trata de problemas de conteúdo, quase todo mundo pensa que a solução é criar mais. Mas, como abordamos na Etapa 2, há uma quantidade excessiva de conteúdo e não queremos adicionar nosso conteúdo sobre a pilha já massiva. Além disso, você provavelmente tem bastante conteúdo criado neste momento, o que significa que é hora de remixar e atualizar nosso conteúdo antes mesmo de pensarmos em criar outra nova peça:

  • Adapte ou reutilize o conteúdo : dê vida nova ao conteúdo, remixando-o rapidamente. Isso pode incluir a atualização de algum conteúdo ainda relevante com novas informações, a transformação de um infográfico em um vídeo animado ou a republicação de conteúdo, para que fique à frente e central para os usuários verem.
  • Organize o conteúdo: por que reinventar a roda quando já existe bastante conteúdo excelente? Organize o conteúdo de fontes confiáveis, mas não se esqueça de dar crédito e de incluir sua própria perspectiva na parte do conteúdo.
  • Conteúdo gerado pelo usuário (UGC) : toque nos seus clientes ou na sua comunidade social para obter ideias e peças de conteúdo adicionais.
  • Atomização : pegue um pedaço enorme de conteúdo e divida-o em oito pedaços menores. Este é um favorito comprovado de convencer e converter .

Somente depois de identificar lacunas no conteúdo ou remisturar, atualizar e automatizar o conteúdo você deve passar para a nova criação de conteúdo.

produção de conteúdo digital
marketing de conteudo rock content
produção de conteúdo para redes sociais

7-Crie um calendário de geração de conteúdo

O quê e por que o calendário de conteúdo, aqui está a essência:

Comece com seus programas dignos de compulsão: adicione programas dignos de compulsão (também conhecidos como esforços contínuos de conteúdo executados pelo menos duas vezes por mês) em seu calendário primeiro e certifique-se de prestar atenção a quaisquer datas importantes ou grandes eventos.

Adicione suas promoções únicas: preste atenção em como seus compromissos trimestrais de conteúdo, ou promoções únicas, se sobrepõem ou complementam seus programas dignos de compulsão.

Complete com programação agendada regularmente : Por último, mas definitivamente não menos importante, adicione sua programação agendada regularmente. Isso deve ajudar a preencher as lacunas da sua cadência e manter o conteúdo consistente.

Adicionar conteúdo ao repositório de conteúdo: não há um lugar no calendário no momento para obter ótimas idéias? Adicione-o ao repositório. Deixe que essa seja sua solução de armazenamento para obter ótimas idéias e verifique -a com frequência.

Clique aqui e aprenda a montar seu próprio negocio do zero

Artigos relacionados

Estratégia de marketing digital para ganhar dinheiro pelo celular

7 Perguntas Frequentes Sobre Marketing Digital _ RESPOSTAS

melhores técnicas para promover seu site gratuitamente

Gostou… Compartilhe isso e ajude outras pessoas

Comentarios

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.